-
Arquitetos: URBAN POWER
- Área: 1350 m²
- Ano: 2022
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com um perfil internacional e diversificado, o International People’s College (IPC) tem sido, desde 1921, um lugar de encontro, aprendizado e troca de pensamentos e opiniões de estudantes internacionais, como parte da cultura do Folk High School dinamarquês. A URBAN POWER ganhou o 1º lugar em um concurso realizado em 2018, e implementou o projeto executivo, além de supervisionar a construção de uma nova extensão.
A nova extensão do IPC adiciona novas salas de aula e um espaço central social para futuros eventos e debates, como parte do foco da escola no diálogo, na transparência e na visão global. Isto é reforçado pelo fato de que os alunos do novo edifício terão uma visão 360 graus em torno do parque ao redor e, em direção ao mundo inteiro. A ampliação da construção existente, feita em tijolos tradicionais amarelos pelo arquiteto dinamarquês Steen Eiler Rasmussen, foi desenvolvida como um volume leve que respeita o projeto existente, unificando-o com uma aparência e forma contemporânea.
O conceito chave para a ampliação foi criar uma estrutura para uma ampla gama de valiosas experiências de aprendizagem, em um edifício que interage com a paisagem existente, com um alto grau de flexibilidade e funcionalidade. A extensão é composta de dois edifícios - com uma parte oculta sob a paisagem e o edifício principal que abriga o grande salão das Nações Unidas.
Para aproveitar eficientemente a pequena área do local, soluções tecnológicas inovadoras foram empregadas para oferecer ao IPC novos espaços sociais funcionais e facilidades de aprendizagem. O projeto incorpora materiais sustentáveis e espaços multiuso: o salão é perfeitamente expansível através da abertura das portas, tornando as aulas externas possíveis perto do parque e do lago, enquanto os móveis de madeira e o mobiliário interno podem ser deslocados para o lado, a fim de criar espaço para apresentações ou reuniões sociais, entre outros.
O principal material do edifício principal, bem como o revestimento da fachada, é a madeira, destacando os pilares da estrutura na vertical e criando variações de ripas na horizontal, com um padrão descendente incorporado na paisagem inclinada em direção ao jardim externo. Já nos estágios iniciais do projeto, foi decidido introduzir a sustentabilidade como um valor central - tanto no que diz respeito aos materiais de construção, à captação de águas pluviais como ao clima interno.
O edifício inferior é deliberadamente integrado ao terreno com uma cobertura verde em sintonia com a paisagem, que a escola anteriormente não possuía. Para isso, as funções do edifício como lounge, sala de música e de festas são inseridas no pavimento inferior, separadas do edifício principal, a fim de obter um efeito de redução de ruído, não incomodando os alunos que desejam dormir e descansar. A nova ampliação do IPC será uma estrutura de encontros sociais, culturais e democráticos.